Vale destacar que os EUA consideram o lançamento iraniano uma violação da resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas referente ao programa nuclear iraniano.
Imagens captadas por um satélite sugerem que o Irã teria tentado um segundo lançamento de seu satélite, mesmo com a desaprovação dos EUA, que acreditam que o programa espacial iraniano esteja ajudando no desenvolvimento de mísseis balísticos do país, conforme informa o The Time of Israel.
Além disso, o jornal informou que as imagens publicadas pela empresa do Colorado, DigitalGlobe, mostra um foguete no Centro Espacial de Imam Khomeini, na província de Semnan.
As imagens sugerem a utilização de um foguete Safir, ou "embaixador" durante o lançamento. Nas imagens é possível observar o foguete que parece estar sendo lançado.
Logo após o fracasso do lançamento, Rouhani citou que o país tentaria lançar um novo satélite nos próximos meses, seguindo o seu programa espacial.
O Irã garante que os lançamentos não violam as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas e enfatiza que isso faz parte da exploração do programa espacial do país.