Revolução Iraniana significou '40 anos de fracasso', afirma assessor de Trump

A revolução islâmica do Irã atingiu quatro décadas e infligiu "fracasso e promessas não cumpridas" no país, afirmou o principal assessor de política externa do presidente Donald Trump nesta segunda-feira.
Sputnik

"Foram 40 anos de fracasso. Agora cabe ao regime iraniano mudar seu comportamento e, em última instância, até o povo iraniano para determinar a direção de seu país", escreveu no Twitter o assessor de segurança nacional, John Bolton, no aniversário da sublevação.

Bolton destacou ainda que Washington apoiará "a vontade do povo iraniano e apoiará suas vozes".

40º aniversário da Revolução Iraniana: revelado apoio secreto de Londres a Khomeini

Bolton, um líder na tentativa da administração Trump de enfraquecer a influência iraniana, estava escrevendo na rede social quando uma enorme multidão em Teerã se reuniu para celebrar a revolução de 1979, na qual o líder muçulmano aiatolá Ruhollah Khomeini pôs fim ao governo centenário da dinastia real.

O presidente iraniano Hassan Rouhani disse aos iranianos que eles deveriam resistir a uma "conspiração" envolvendo Washington.

A administração Trump tem pressionado muito para enfraquecer o Irã, o que Rouhani diz ser a influência "desestabilizadora" de Teerã.

Os dois países não mantêm relações diplomáticas desde 1980, e Trump retirou os Estados Unidos de um acordo internacional destinado a recompensar o Irã por abandonar as ambições de armas nucleares.

Comentar