A agência Sputnik, citando suas próprias fontes militares, afirmou que a Índia iniciou negociações formais com a Rússia para a compra de pelo menos 21 caças MiG-29 para atualizar a Força Área indiana.
"A decisão de Nova Deli pode se dever ao fato que a Força Aérea da Índia tem falta de aeronaves desta classe no contexto de possíveis problemas com o fornecimento dos Rafale franceses e seu alto custo", sugeriu a fonte da Sputnik.
Os caças MiG-29 (MiG-29UPG) atualizados da IAF são análogos às versões MiG-29SMT russas. A aeronave atualizada apresenta melhor capacidade multi-função, com uso aprimorado de armas de alta precisão ar-ar e ar-terra e maior raio de ação de combate devido ao aumento da sua capacidade interna de combustível.
A Rússia é um parceiro tradicional da Índia na indústria militar, existem vários grandes projetos conjuntos e os dois países cooperam com base em mais de 20 acordos intergovernamentais. A Marinha indiana está equipada em 80% com armamentos russos e a Força Aérea — em 70%.