Nova Deli convoca enviado paquistanês após ataque a militares indianos

O Ministério das Relações Exteriores da Índia decidiu convocar o chefe da missão diplomática do Paquistão em Nova Deli, Sohail Mahmood, após um expressivo ataque suicida contra um comboio militar indiano na Caxemira, região disputada pelos dois países.
Sputnik

O incidente em questão, ocorrido ontem na cidade de Pulwama, deixou dezenas de vítimas. A polícia revelou que todos os 44 passageiros de um dos ônibus do comboio foram mortos, além de uma pessoa que estava em outro ônibus. 

Explosão na Caxemira deixa ao menos 10 soldados mortos e 20 feridos (VÍDEO, FOTOS)

De acordo com o Hindustan Times, o secretário de Relações Exteriores indiano, Vijay Gokhale, disse nesta sexta-feira ao diplomata paquistanês que Islamabad precisa adotar medidas imediatas e claras contra a Jaish-e-Mohammed (JeM), organização extremista que reivindicou a autoria do atentado.

O ataque de Pulwama é o mais grave a atingir a Caxemira nos últimos anos. Em 2016, militantes islâmicos da Jaish-e-Mohammed causaram comoção ao invadir uma base militar indiana perto da cidade de Uri e matar 19 pessoas.

Nova Deli acusou inúmeras vezes Islamabad de patrocinar grupos terroristas no estado de Jammu e Caxemira, alegação negada pelas autoridades paquistanesas.

Comentar