Seguindo passos de Gagarin: turistas poderão repetir rota do 1º homem no espaço

A Corporação Estatal de Atividade Espacial Roscosmos oferecerá voo ao redor da Terra a turistas, que terão a chance de percorrer a mesma rota feita pelo cosmonauta soviético e primeiro homem a viajar pelo espaço, Yuri Gagarin.
Sputnik

De acordo com o presidente da corporação espacial russa, Dmitry Rogozin, refazer a rota de Gagarin reduzirá o tempo de preparo para o voo.

Viagens espaciais: empresas russas desenvolvem espaçonave não tripulada para turistas
Mais cedo, a Roscosmos informou no seu site que ela e a empresa americana Space Adventures assinaram contrato de voo para dois turistas à Estação Espacial Internacional (EEI), que deverá acontecer até o fim de 2021.

Os candidatos podem vir a ser apresentados ao público em breve. Até então, a Roscosmos não quer revelar a identidade dos mesmos.

"É o primeiro contrato em voo de cosmonautas amadores em 10 anos de ausência de turistas a bordo da EEI. Também nós estamos lançando o projeto de voo ao redor da Terra pela rota curta de Gagarin, o que permitirá diminuir o prazo de preparo para voo dos interessados em ver o nosso planeta do espaço", escreveu Rogozin no Twitter, comentando a notícia da Roscosmos.

Segundo o porta-voz da Roscosmos Sergei Kostenko, a indústria espacial já começou a construir a espaçonave Soyuz MS e o foguete portador Soyuz 2, que levarão turistas à EEI.

Roscosmos diz que é necessário preparar advogados para disputas judiciais sobre Lua
A Roscosmos e a Space Adventures cooperam desde 2001, ano em que à órbita da Terra foi enviado o empresário estadunidense de origem italiana, Dennis Tito, que se tornou o primeiro turista a ir ao espaço.

Para a Estação Espacial Internacional viajaram sete turistas, entre os quais estão o sul-africano Mark Shuttleworth, o americano de origem iraniana Anousha Ansari e o fundador do Cirque du Soleil canadense Guy Laliberté.

Comentar