Democratas planejam protocolar resolução para acabar com a emergência nacional de Trump

Congressistas democratas da Câmara dos Representantes dos EUA planejam protocolar em breve uma resolução para encerrar a declaração de emergência nacional do presidente dos EUA, Donald Trump, na fronteira sul. Uma cópia do projeto foi obtida pela rede NBC News.
Sputnik

"O Senado e Câmara dos Representantes dos Estados Unidos da América no Congresso reunidos, resolvem que sob os termos da seção 202 da Lei de Emergência Nacional (50 USC 1622), a emergência declarada pelo Presidente em 15 de fevereiro de 2019, em Proclamação 9844 (84 Fed. Reg. 4949) está encerrada", diz resolução.

Muro de Trump: um caso de emergência ou uma 'fraude'?
A resolução será apresentada na Câmara nesta sexta-feira, de acordo com a imprensa local.

Na semana passada, Trump assinou uma declaração nacional de emergência para garantir o financiamento do muro na fronteira EUA-México para conter a migração ilegal. O presidente dos EUA reconheceu que provavelmente seria processado por assinar a declaração, acrescentando que seria bem-sucedido quando o caso chegasse na Suprema Corte dos EUA.

As divergências de Trump com os democratas sobre a questão do muro fronteiriço resultaram em um fechamento parcial do governo de 35 dias, que terminou há algumas semanas.

Comentar