Notícias do Brasil

Vale remove moradores de suas casas em Ouro Preto e Nova Lima

A Vale iniciou hoje a remoção de cerca de 125 pessoas que moram em residências próximas a barragens da empresa em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais.
Sputnik

Em nota, a companhia explicou que a medida é necessária para dar continuidade ao processo de aceleração do descomissionamento de suas barragens a montante, cuja eliminação foi determinada pelo governo após o desastre de Brumadinho. 

CEO da Vale diz que empresa é 'joia brasileira' e não pode ser condenada por Brumadinho
Ao todo, aproximadamente 100 moradores estão sendo removidos de 33 domicílios em Nova Lima, numa região localizada a 52 quilômetros da sede da cidade. Em Ouro Preto, a remoção abrange oito residências, com cerca de 25 pessoas, localizadas na área rural da cidade.

"Para atender à população, a Vale vai disponibilizar pontos de atendimento específicos para cada cidade. A empresa vai prestar toda a assistência e apoio necessários às pessoas, disponibilizando hospedagem, alimentação, transporte e medicamentos, além de uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais e médicos. Também será disponibilizado abrigo para animais", diz o comunicado.

Ainda de acordo com a empresa, não foi verificada qualquer "alteração nos parâmetros geotécnicos de nenhuma das estruturas, que estão passando por inspeções diariamente". São elas as barragens Vargem Grande, do Complexo Vargem Grande, em Nova Lima; e Forquilha I, II e III e Grupo, na Mina Fábrica, em Ouro Preto (MG).

Comentar