A missão foi recebida pela Força Expedicionária Brasileira em novembro: conquistar Monte Castelo, que era região estratégica dominada pelo Exército Nazi alemão. Para que os Aliados pudessem chegar a Bolonha, a Linha Gótica (fortificações nos montes Alpinos que eram controladas pelos alemães) deveria ser rompida.
Não se pode dizer que os pracinhas brasileiros estavam preparados para combate em montanhas. A batalha foi iniciada em 24 de novembro de 1944, com forças brasileiras e norte-americanas fracassando nas três primeiras tentativas: nos dias 24, 25 e 26 de novembro. O fracasso continuou à medida que o frio chegava à Europa, dificultando ainda mais a situação dos soldados brasileiros.
Eles procuravam trincheiras para se proteger do frio e da nevasca, cavavam buracos em solo pedregoso. Depois de inverno tortuoso e sendo apoiados por norte-americanos, os pracinhas brasileiros saíram em nova operação. No dia 21 de fevereiro de 1945, após doze horas de combate intenso, finalmente tomaram controle de Monte Castelo.
De uma época que nem existia Internet, a Tomada de Monte Castelo está sendo relembrada por brasileiros no Twitter, e os internautas estão trazendo fotos dos heróis para a rede social.
O sangue das novas gerações que correu ou corre nas veias dos heróis que batalharam na Itália para conquistar Monte Castelo.
Fotografia dos soldados brasileiros da missão para conquistar Monte Castelo.
Cartaz do bravo avanço dos pracinhas.
A cobra vai fumar!
Registro valioso de batalha que entrou para história.
Os veteranos são homenageados em Curitiba.
O ato heroico e sofrido dos soldados brasileiros no outro lado do oceano Atlântico foi de extrema importância na Segunda Guerra Mundial e ainda hoje é lembrado, mesmo depois de décadas, pois heróis de ontem continuam sendo heróis para todo o sempre.