Os exercícios Velayat 97 durarão 3 dias e incluirão 4 fases, disse o contra-almirante Hossein Khanzadi, citado pela agência de notícias Mehr.
O programa prevê a simulação de uma guerra real no mar, operações marítimas e terrestres para reconquista de territórios ocupados pelo inimigo, bem como o lançamento de mísseis e torpedos de vários tipos, disse o comandante da força naval.
As atividades de 22 de fevereiro, de acordo com Khanzadi, serão focadas em desfiles navais para mostrar o poder da Marinha iraniana. Mais de 100 unidades navais estarão envolvidas nos exercícios: submarinos, navios de combate, aviões de reconhecimento e patrulha marítima, bombardeiros e helicópteros. Pela primeira vez, das manobras participarão o submarino Fateh e o destróier Sahand.
O estreito de Ormuz, que liga o golfo de Omã e o golfo Pérsico, é uma das mais importantes rotas petrolíferas do mundo, através da qual passa mais de um terço do petróleo bruto transportado por mar. O norte do Ormuz e do golfo Pérsico são parte das águas territoriais do Irã.