Acidente de ônibus deixa ao menos 21 mortos na maior mina de prata da China

Um total de 21 pessoas morreram e 29 ficaram feridas em um acidente causado por falhas nos freios de um ônibus na maior mina de prata da China no norte do país, informou o Ministério de Gerenciamento de Emergências neste domingo.
Sputnik

Enquanto isso, cinco pescadores estavam desaparecidos depois que seu barco colidiu com um navio de carga quase dez vezes maior do que na província de Zhejiang, na tarde de sábado.

Uma busca estava em andamento e novas investigações em ambos os incidentes estão em andamento.

O acidente de sábado de manhã na mina operada pela Yinman Mining Co. na extensa região da Mongólia Interior ocorreu quando um ônibus que transportava 50 mineiros para a operação subterrânea colidiu com a lateral do túnel. A mina também produz chumbo e zinco.

Uma equipe de trabalho do ministério foi enviada para "orientar e auxiliar" no resgate e investigação no local do acidente.

China planeja construir usina solar no espaço até 2030, relata mídia

Executivos da empresa foram colocados sob restrições de viagens enquanto a investigação está em andamento, disse o ministério.

A Yinman é uma subsidiária da Mongólia Interior Xingye Mining Co., Ltd., listada na Bolsa de Valores de Shenzhen da China, e produz cerca de 201 toneladas de prata por ano, de acordo com a mídia estatal.

A China é o terceiro maior produtor mundial de prata, produzindo 2.500 toneladas do metal em 2017, um pouco mais que o dobro do que os EUA produzem.

Fotos postadas online mostraram o que parecia ser a cena em que o ônibus bateu de frente em um afloramento no túnel estreito.

Apesar das enormes melhorias de segurança nos últimos anos, dezenas de mineiros chineses morrem a cada ano, principalmente em explosões de gás, inundações e colapsos subterrâneos devido a defeitos estruturais.

Comentar