A Guarda Fronteiriça finlandesa na região da Lapónia publicou a imagem de um fenômeno insólito. A foto mostra uma grande massa terrestre se erguendo no centro do lago Inari.
"A nova ilha se ergueu em frente de Papinsaari [distrito da cidade finlandesa de Turku]". A patrulha de Ivalo [vila na Lapónia] registrou esse fenômeno nas câmeras quando estavam 25 graus negativos", escreveu um guarda fronteiriço da Lapónia.
A Finlândia não se destaca por terremotos ou atividades vulcânicas que poderiam explicar tal mudança brusca do terreno ou surgimento de novas formações rochosas.
A imagem da "ilha" foi causada pela luz que passa através das camadas atmosféricas e que reflete paisagens distantes, confundindo tanto uma pessoa a olho nu como uma lente óptica.
Se as camadas de ar são da mesma temperatura, a luz viaja através delas em linha reta. No entanto, se houver um gradiente de temperatura estável, a luz seguirá uma trajetória curva em direção ao ar mais frio.
As miragens aparecem com mais frequência no clima quente, durante um dia ensolarado, em superfícies planas, por exemplo, no deserto, mas as miragens de inverno não são raras e parece ter sido precisamente este o caso.