Coreia do Norte fez oferta aos EUA, mas Trump pediu por mais, diz chanceler

O ministro de Relações Exteriores da Coreia do Norte, Ri Yong-ho, afirmou que Pyongyang fez propostas realistas em uma cúpula com os Estados Unidos, incluindo o desmantelamento do complexo nuclear de Yongbyon, em troca de um levantamento parcial das sanções.
Sputnik

Os Estados Unidos exigiram mais uma medida além do desmantelamento de Yongbyon, disse Ri em uma entrevista coletiva nesta quinta-feira.

Ele acrescentou que se os Estados Unidos removessem parcialmente as sanções, a Coreia do Norte poderia desmantelar permanentemente toda a produção de material nuclear, incluindo plutônio e urânio, sob observação dos EUA.

China manda recado para EUA e Coreia do Norte após fracasso da cúpula: 'tenham paciência'

Ri informou aos repórteres que Pyongyang estava buscando alívio parcial das sanções, não um levantamento completo das sanções. O presidente dos EUA, Donald Trump, comentou que se afastou do encontro por causa das exigências inaceitáveis do líder norte-coreano Kim Jong-un de suspender as sanções lideradas pelos EUA.

Ri explicou que se os dois lados passarem por vários níveis de medidas de construção de confiança, Pyongyang estaria disposto a avançar com a desnuclearização.

Além de se oferecer para desmantelar Yongbyon, a Coreia do Norte se ofereceu para interromper permanentemente os testes nucleares, declarou Ri na mesma entrevista coletiva.

Trump disse que dois dias de conversações na capital vietnamita fizeram um bom progresso na construção de relações e na questão principal da desnuclearização, mas era importante não se apressar em fechar um acordo ruim.

Comentar