Kim Kardashian apelou para seus 129 milhões de seguidores do Instagram em uma tentativa de alertar sobre o assustador Desafio da Momo, que teria provocado crianças a cometerem suicídios e outras ações prejudiciais. No Instagram, Kim publicou uma série de mensagens sinceras de pais preocupados. Ela marcou o YouTube e pediu ajuda. "Cuidado! Isso acabou de ser enviado para mim sobre o que tem sido inserido no YouTube Kids", escreveu Kim.
"Monitorem o que as suas crianças estão assistindo!": Kim Kardashian, mãe de três filhos, adverte os pais sobre o horrível jogo on-line de suicídio Momo
Em resposta, o YouTube escreveu para Kim Kardashian agradecendo-a e dizendo que relatos como esses são levados muito seriamente pela empresa. "Estamos nessa", escreveu o YouTube, dando link para resposta completa quanto aos vídeos da Momo em sua plataforma.
O desafio ou "jogo suicida" funciona assim: pessoas desconhecidas se passam por Momo e entram em contato com crianças pelo WhatsApp. A boneca nada mais é do que uma obra de arte assustadora que retrata uma criatura metade mulher, metade pássaro, que foi exposta em 2016 em uma galeria japonesa de Tóquio. A escultura tem olhos esbugalhados, pele pálida, um sorriso sinistro e patas de pássaro.
Recentemente, Momo invadiu outras plataformas, incluindo Facebook, YouTube e, o que preocupa mais, YouTube Kids, um aplicativo criado especificamente para crianças. No entanto, acontece que devido ao algoritmo de moderação do YouTube, os vídeos do Momo conseguiram burlar o controle.
O que começa como um desenho infantil inocente pode rapidamente se transformar em um vídeo sinistro, cheio de violência. Em entrevista ao TMZ, um porta-voz do YouTube disse que, se tais vídeos existirem, serão qualificados como violações das regras do site e serão removidos imediatamente.
O jogo mortal foi compartilhado também em países como Argentina, México, Estados Unidos, França e Alemanha. Além do caso do menino Arthur, já há outros episódios de terror sendo atribuídos ao contato de crianças com a boneca Momo.