Tanque russo T-90M é comparado com Merkava israelense

Analisando as características do tanque russo T-90M e do israelense Merkava Mk.4, especialistas explicaram que uma comparação entre eles não pode ser completamente correta, pois os tanques se destinam a cumprir diferentes objetivos, informa o portal Voennoe Obozrenie.
Sputnik

O Merkava Mk.4 foi projetado para resolver problemas diferentes, sendo o T-90M mais eficaz de usar para ataques e o Mk.4 para combate defensivo. No entanto, em várias características o tanque israelita é inferior ao russo, segundo a publicação.

Um dos principais problemas do Merkava Mk.4, que pesa 70 toneladas, em comparação com o T-90M é seu grande peso e a pressão significativa dos trilhos sobre o solo. Isso complica muito o uso do tanque em áreas com solo macio, além disso, o desenho do Merkava limita a visão do condutor.

Qual será fator chave em uma colisão entre tanques T-90 russos e Abrams americanos?
A publicação também observa que o T-90M tem um motor mais confiável e que o sistema russo de controle de fogo Kalina opera mais rápido do que o do tanque israelense.

De acordo com os especialistas, o Merkava tem melhor blindagem, mas a parte dianteira mais pesada do carro e a suspensão de molas reduzem a cadência de tiro do tanque, porque durante o disparo o canhão se inclina para baixo. Além disso, o Merkava Mk.4 não possui proteção dinâmica.

O fator econômico também é importante. A produção do T-90M é mais barata e não requer peças importadas. Já no tanque israelense 30% dos componentes são importados.

Comentar