YouTube desativará comentários em todos os vídeos com crianças

O YouTube anunciou nesta quinta-feira (28) que irá desativar os comentários de quase todos os vídeos em que crianças aparecem. A medida irá afetar milhões de publicações da plataforma e foi tomada após relatos de que pedófilos estavam deixando comentários inapropriados em vídeos.
Sputnik

O serviço de vídeos do Google também enfrenta os desafios de moderar publicações com discurso de ódio, violência e teorias da conspiração.

O YouTube levará vários meses para desativar comentários em todos os vídeos com menores de idade, disse a empresa. A plataforma já iniciou o processo na semana passada, quando desativou comentários de dezenas de milhões de vídeos.

Anunciantes, incluindo a Nestlé, AT&T e a Epic Games, suspenderam anúncios na semana passada após comentários inapropriados em suas publicações serem divulgados por um popular YouTuber e reportagens da imprensa.

Pelo menos uma empresa, a Nestlé, ficou satisfeita com a resposta do YouTube e republicou os anúncios no final da semana passada.

Um pequeno número de canais que têm vídeos com crianças poderão manter os comentários ativados. Mas eles devem ser conhecidos pelo YouTube e devem monitorar ativamente os comentários para além das ferramentas de monitoramento padrão fornecidas pelo YouTube.

Desativar comentários em um número tão grande de vídeos parece uma "reação extrema", disse Paul Verna, analista da eMarketer. Mas a questão envolve a segurança das crianças, então faz sentido que o YouTube queira agir rapidamente, ponderou.

A CEO do YouTube, Susan Wojcicki, reconheceu as preocupações na quinta-feira e escreveu no Twitter: "Nada é mais importante para nós do que garantir a segurança dos jovens na plataforma".

A empresa disse que também lançou uma versão atualizada de seu sistema de moderação que tem a capacidade de identificar e excluir duas vezes mais comentários inadequados.

Comentar