Forças Armadas dos EUA terão em seu arsenal todas as 3 versões do caça F-35

Desde 28 de fevereiro, os três tipos de caças-bombardeiros furtivos F-35 estão prontos para participar em ações de combate integrados na Força Aérea, nos Fuzileiros Navais e na Marinha dos EUA.
Sputnik

Após mais de duas décadas de testes, ajustes e fracassos, a Marinha dos EUA afirmou que o caça-bombardeiro furtivo F-35C está pronto para operações, de acordo com o blog militar DefenseNews.

Força Aérea de Israel teria usado caças F-35 no ataque ao aeroporto de Damasco em janeiro
Este é o terceiro e último avião da família de caças-bombardeiros F-35 a ser declarado operacional.

Segundo afirmaram o vice-almirante DeWolfe Miller III, comandante da Força Aérea Naval, e o tenente-general Steven Rudder, vice-comandante da aviação do Corpo de Fuzileiros Navais, a versão embarcada do caça polivalente de quinta geração F-35 Lightning II "cumpriu todos os requisitos" para atingir a capacidade operacional inicial.

"O F-35C está pronto para operações, pronto para combate e pronto para vencer", confirmou Miller em um comunicado.

Caça F-35

Força Aérea dos EUA prefere obter caças F-15X ao invés dos problemáticos F-35, diz mídia
O caça F-35 tem sido considerado o programa de armas mais caro da história. Seu desenvolvimento, especialmente a versão F-35B de decolagem curta e pouso vertical, foi retardado por várias falhas técnicas antes de o avião ser considerado pronto para combate.

A família de caças multifuncionais stealth de quinta geração F-35 Lightning II foi desenvolvida e fabricada desde 2001 pela empresa americana Lockheed Martin.

Este caça é apresentado em três versões: A (de decolagem e aterrissagem convencional, para a Força Aérea), B (com descolagem curta e aterragem vertical, para os Marines) e C (a versão embarcada, desenvolvida para operar a partir de porta-aviões e ser lançada por uma catapulta).

Comentar