EUA e Coreia do Sul suspendem exercícios militares por desnuclearização da Coreia do Norte

EUA e Coreia do Sul suspendem exercícios militares para facilitar o processo de desnuclearização da Coreia do Norte. De acordo com a agência sul-coreana de notícias, Yonhap, o fim dos exercícios militares anuais entre EUA e Coreia do Sul na península coreana pode facilitar os esforços pela desnuclearização da Coreia do Norte.
Sputnik

O departamento de Defesa confirmou neste sábado (2) o fim permanente de dois exercícios militares de larga escala entre EUA e Coreia do Sul. Os exercícios são conhecidos com Resolução Chave e Águia Jovem.

EUA não querem suspender sanções contra a Coreia do Norte sem programa de desnuclearização
"Seguindo coordenação estreita, ambos os lados decidiram concluir as séries de exercícios RESOLUÇÃO CHAVE e o ÁGUIA JOVEM", disse o Departamento de Defesa em uma ligação entre o secretário de Defesa em exercício, Patrick Shanahan e o ministro da Defesa da Coreia do Sul, Heong Kyeong-doo.

De acordo com a Yonhap, os dois países aliados concordarem em manter uma robusta prontidão militar.

"O ministro e o secretário deixaram claro que a decisão em relação ao ajuste dos exercícios militares reflete a expectativa e ambos os países de apoiar esforços diplomáticos para reduzir as tensões e atingir a completa desnuclearização da península coreana através de um método final e totalmente verificado", disse o ministério da Defesa sul-coreano, conforme citado pela Yonhap.

A notícia surge após o encontro entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, em Hanoi, no Vietnã. O encontro, o segundo entre Trump e Kim, terminou aparentemente sem acordo. A cúpula tinha como principal objetivo negociar o processo de desnuclearização norte-coreana.

O encontro mais recente entre os líderes aconteceu nos dias 27 e 28 de fevereiro. As partes decidiram continuar realizando reuniões.

O primeiro encontro entre Trump e Kim aconteceu em 12 de junho de 2018, em Singapura. À época os mandatários concordaram em trabalha pela desnuclearização da península coreana e pela estabilização das relações entre seus países.

Comentar