SpaceX realiza 1º voo de teste não tripulado da nave Crew Dragon (FOTOS, VÍDEOS)

A nave espacial Crew Dragon, fabricada pela empresa SpaceX, foi lançada do Centro Espacial Kennedy da NASA, no estado norte-americano da Flórida.
Sputnik

O foguete Falcon 9 com a nave espacial, que está fazendo seu primeiro voo de teste não tripulado, foi lançado neste sábado (2) às 2h49 na hora local (4h49 no horário de Brasília).

Desta vez, o veículo voará apenas com um manequim a bordo, batizado de Ripley.

De acordo com as previsões, a nave espacial atracará automaticamente à Estação Espacial Internacional (EEI) às 8h (no horário de Brasília) do dia 3 de março.

A nave de carga Dragon já realizou um total de 17 viagens à EEI entre 2012 e 2018. Posteriormente a empresa criou a Dragon 2 em duas versões: Crew Dragon, que voará com tripulação, e Cargo Dragon, com carga.

Inicialmente previsto para abril de 2019, o primeiro voo da tripulação Dragon, com os astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley, foi adiado para julho.

​O fundador da SpaceX, Elon Musk, confirmou em 1º de março em sua conta no Twitter que "se o voo de teste da Dragon correr bem no próximo mês, dois astronautas da NASA viajarão para a Estação Espacial" até meados deste ano.

​Interrupção do motor principal e separação do estágio confirmada. Ligação do segundo estágio do motor em andamento

A SpaceX está competindo com a norte-americana Boeing, que fabrica o Starliner e espera-se que faça uma viagem não tripulada à EEI em março de 2019 e leve uma tripulação à estação em agosto de 2019.

​Crew Dragon irá acoplar autonomamente com a EEI aproximadamente às 6h EST no dia 3 de março

​Crew Dragon entregará cerca de 180 quilos de suprimentos e equipamentos para a EEI. Também está a bordo um dispositivo de testes antropomórfico, a que chamamos de Ripley

Desde 2011, a Rússia é o único país que realiza missões tripuladas à EEI.

Comentar