Cerca de 3,5 litros do líquido foram encontrados em um pote de bronze escavado de uma tumba da dinastia Han ocidental na cidade de Luoyang em outubro passado.
“É a primeira vez que os 'medicamentos de imortalidade' míticos são encontrados na China. O líquido é de valor significativo para o estudo dos antigos pensamentos chineses sobre alcançar a imortalidade e a evolução da civilização chinesa ”, afirmou o diretor do Instituto de Relíquias Culturais e Arqueologia de Luoyang, Shi Jiazhen citado pela Xinhua.
"O túmulo fornece material valioso para o estudo da vida dos nobres Han ocidentais, bem como os rituais fúnebres e costumes do período", disse Pan.
Muitos imperadores chineses perseguiram a vida eterna: Qin Shi Huang, o primeiro imperador de uma China unificada, estava tão desesperado em seus esforços para enganar a morte que construiu um enorme mausoléu subterrâneo para os mundialmente famosos soldados de terracota, que deveriam protegê-lo na vida após a morte. Por uma reviravolta do destino, o imperador morreu com a idade de 49 anos — presumivelmente de envenenamento por elixir alquímico.