Diplomacia russa cobra pedido de desculpas de jornal britânico que difamou embaixador

A embaixada russa no Reino Unido exigiu um pedido de desculpas do Mail on Sunday - um jornal parte do grupo UK Daily Mail - por uma reportagem afirmando que o embaixador russo no Reino Unido, Aleksandr Yakovenko, havia sido expulso dos Estados Unidos por ser um "espião soviético" nos anos 80
Sputnik

"A informação de que Yakovenko foi expulso por espionagem não é verdade. Yakovenko trabalhou na Missão [Soviética] [em Nova York] de 1981 e 1986 e saiu depois que o prazo padrão expirou. A alegação de Yakovenko teria recebido uma 'medalha militar, muitas vezes concedida espiões' também é falsa. Diante do exposto, o embaixador aguarda suas desculpas e nós o desafiamos a publicar esta carta", escreveu o chefe da assessoria de imprensa da embaixada, Vladislav Novikov em carta aberta publicada no site da embaixada.

Novikov especificou que a Ordem "Por Mérito à Pátria", qualificada pela publicação como "um reconhecimento frequentemente concedido a espiões", foi outorgada após o sucesso das negociações sobre o lançamento da Estação Espacial Internacional em 1998.

Editora-chefe da Sputnik entrevista 'suspeitos' de envenenamento de ex-espião Skripal
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, também condenou o jornal Mail on Sunday, chamando-o de "flagrante fraude".

O jornal afirmou no sábado ter descoberto que Yakovenko, que fazia parte da missão permanente da União Soviética nas Nações Unidas entre 1981 e 1986, foi expulso dos Estados Unidos "durante uma famosa purga de agentes no auge da Guerra Fria".

Comentar