Embora o número exato de terroristas não tenha sido informado, o observatório afirmou que eles estariam entre as centenas de pessoas que deixaram a região recentemente em decorrência do avanço das FDS. Ao todo, seriam aproximadamente 1600 indivíduos.
"OSDH: até agora, 1600 pessoas foram evacuadas do enclave de Baghouz, sitiado pelo ISIL [Daesh] — entre elas, 300 combatentes; fontes do Observatório para os Direitos Humanos da Síria dizem que as evacuações continuarão amanhã", escreveu a jornalista Zeina Khodr, correspondente da Al Jazeera. De acordo com ela, os civis que estão deixando Baghouz estão sendo levados para o campo de Al-Hol, onde a concentração já chega a quase 55 mil pessoas. Dessas, 90% são mulheres ou crianças.
As Forças Democráticas da Síria, apoiadas pelos Estados Unidos, retomaram sua ofensiva contra Baghouz no último final de semana, interrompendo uma pausa de quase duas semanas para a evacuação de civis.
"Luta pesada continua nos arredores de Baghouz no momento. As FDS fizeram um progresso notável desde a noite de ontem, recapturou muitas posições do ISIS", disse Mustafa Bali, chefe do Escritório de Imprensa das Forças Democráticas da Síria.