Os militares destacam que a transferência para o país de um dos sistemas defesa antimísseis mais avançados que estão em serviço nos EUA não está relacionada a "nenhum evento atual específico".
"O Comando Europeu dos EUA (EUCOM) está atualmente realizando exercícios de instalação do sistema de defesa antimísseis THAAD em Israel para cumprimento do conceito operacional conjunto. O objetivo […] é testar a rápida instalação de sistemas integrados em todo o mundo", diz o comunicado de imprensa.
"As Forças Armadas de Israel veem neste desdobramento uma oportunidade para trabalhar a integração de sistemas avançados de defesa antiaérea americanos com os sistemas antiaéreos israelenses. O sistema THAAD reforça o potencial de Israel para combater mísseis balísticos de longo alcance e é considerado um dos mais avançados do mundo", afirma o comunicado.
Os exercícios americanos foram bem recebidos pelo primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. "A implantação do […] sistema de defesa antimísseis dos EUA é mais uma prova do compromisso dos Estados Unidos com a segurança de Israel", disse Netanyahu, postando um vídeo de sua declaração no Youtube.