A aeronave, atribuída à unidade da 142ª Ala de Caça da Base da Guarda Aérea Nacional de Portland, estava no meio de uma missão de treinamento de alerta em 21 de fevereiro de 2019 quando apresentou defeito.
Imagens de vídeo captadas pelas agências de notícias locais mostram o jato de combate parando na pista 28-L, quando seu ala decola da área momentos depois. O piloto não sofreu ferimentos e o tráfego aéreo comercial não foi afetado pelo pouso do jato militar. Quase duas semanas após o desenrolar da série de eventos, questões sobre a causa do erro durante o voo e a decisão de despejar os mísseis permaneceram quase sem resposta dos oficiais, que citaram a investigação em andamento como o motivo do silêncio.
Quando contatado pela Military.com, Steven Conklin, o porta-voz da ala 142, disse à publicação que a causa do acidente de voo ainda está sendo investigada. Além disso, ele explicou que a liberação controlada do arsenal do jato foi feita "para a segurança do piloto".
"É necessário que a tripulação aérea coloque a aeronave em uma configuração segura para garantir a recuperação bem-sucedida da aeronave e do piloto", disse Conklin.
De acordo com a The Drive, o custo dos mísseis pode estar na casa dos US $ 4,5 milhões por conta do caça que potencialmente carrega diversas variantes de mísseis ar-ar.
Um ex-piloto não identificado do F-15 expandiu as observações de Conklin, dizendo que o procedimento padrão do serviço para aterrissagens de emergência sempre exige que o avião esteja "limpo", o que significa que nenhum míssil pode estar presente quando ele chega à pista.
"Caso você volte e você esteja potencialmente deslizando na barriga do jato [por causa da emergência], você… só quer que o jato seja o mais limpo possível", observou o ex-piloto.