Ucrânia: mais de 7 mil mulheres combateram pelas forças de Kiev em Donbass

Mais de 7 mil mulheres das Forças Armadas da Ucrânia participaram de combates no leste do país, contra as milícias das autoproclamadas repúblicas de Donbass, segundo informações do Ministério da Defesa do país.
Sputnik

O balanço foi divulgado nesta quinta-feira, 7, pelo ministro Stepan Poltorak, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, celebrado amanhã. 

Representante da Ucrânia na ONU: situação em Donbass não será resolvida em breve
"Mais de 7 mil mulheres militares fizeram parte das ações bélicas. Infelizmente, seis mulheres militares entregaram suas vidas em defesa da Ucrânia", afirmou Poltorak, acrescentando que 166 foram condecoradas por seu desempenho durante as missões das forças de Kiev em Donetsk e Lugansk. 

Ainda de acordo com o ministro, 56 mil mulheres trabalham nas Forças Armadas da Ucrânia atualmente. Dessas, 26 mil são militares e 3.500 são oficiais. 

Desde abril de 2014, o exército ucraniano leva a cabo uma operação militar contra forças de Donbass que se rebelaram após o golpe de Estado ocorrido dois meses antes. Apesar de várias negociações intermediadas por Rússia, França e Alemanha, ambas as partes em conflito seguem ignorando os acordos de trégua firmados e mantendo as provocações. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima em mais de 10.300 o número de mortos ao longo desses quase cinco anos de combates, além de mais de 1,5 milhão de deslocados.

Comentar