EUA não descartam novas sanções contra Coreia do Norte

O presidente dos EUA Donald Trump fala com o líder norte-coreano Kim Jong-un depois de os dois líderes apertarem as mãos durante sua segunda reunião, em Hanói
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse aos repórteres que ficaria muito desapontado com o presidente da Coreia do Norte, Kim Jong-un, se os relatos de que ele está reconstruindo o local de lançamento de foguetes de longo alcance de Sohae se mostrarem verdadeiros.
Sputnik

O Departamento de Estado dos EUA informou que Washington ainda acredita que a desnuclearização da Coreia do Norte é possível, observando, no entanto, que não foi verificada a destruição dos sistemas de lançamento de foguetes do país asiático.

Urânio no barril (imagem de arquivo)
Coreia do Norte continua enriquecendo urânio? Inteligência do Sul acredita que sim
"Ainda acreditamos que é alcançável dentro do primeiro mandato do presidente", disse o funcionário. "Esse é o cronograma em que estamos trabalhando… e é factível", disse uma autoridade do Departamento de Estado dos EUA na quinta-feira.

O departamento também disse que Washington busca o acesso de inspetores à estação de lançamento de satélites norte-coreanos Sohae. O órgão também afirmou ainda não ter chegado a conclusão sobre as atividades na estação de lançamento.

Na terça-feira, vários institutos de pesquisa norte-americanos e a agência de notícias Yonhap, da Coreia do Sul, reportaram que imagens de satélite mostraram obras para restaurar a Estação de Lançamento de Satélites Sohae em Tongchang-ri, que a Coreia do Norte prometeu desmantelar.

Comentar