Exército finlandês utiliza híbrido incomum de tanque soviético e veículo alemão (FOTOS)

No início dos anos 90, os obuseiros autopropulsados ItPsV 90, um híbrido do sistema antiaéreo Marksman da empresa britânica Marconi e do chassi do tanque T-55A soviético, foram incorporados ao Exército finlandês.
Sputnik

Como explica o portal Russkoe Oruzhie, este obuseiro autopropulsado é armado com canhões automáticos de 35 mm Oerlikon KDA e dispõe de 500 munições, algumas das quais são perfurantes, destinadas a destruir alvos terrestres.

​O alcance máximo é de 4 km, com uma tripulação de apenas três homens. O radar pode detectar alvos a uma distância de 12 km, podendo estes ser acompanhados a partir dos 10 km. Além disso, a máquina está equipada com um telêmetro a laser.

No Iraque é avistado veículo blindado de artilharia soviético com armamento atípico (FOTO)
Segundo a publicação, com o tempo ficou claro que o chassi do T-55A se tornara desatualizado e não podia acompanhar eficazmente os tanques Leopard 2A4 e Leopard 2A6NL, tendo sido decidido instalar a "torre" dos obuseiros em veículos alemães.

Esta transformação não foi um problema, pois o Marksman pode ser facilmente instalado em qualquer tanque. Já tinha sido demonstrado em tanques de médio porte Type 59 ou nos pesados Chieftain. Estes obuseiros modernizados são usados ativamente pelo Exército finlandês durante a instrução militar.

Comentar