Notícias do Brasil

Força Nacional apoiará territórios de pacificação no Pará

Força Nacional de Segurança Pública reforçará o policiamento na Região Metropolitana de Belém (PA), pelos próximos 90 dias, informou Agência Brasil.
Sputnik

O envio da força especial foi formalizado com a publicação de portaria, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira.

Assinada pelo ministro Sergio Moro, a medida atende ao pedido feito pelo governador paraense Helder Barbalho dois dias após ser empossado.

Morte da floresta amazônica: operação do Ibama desativa garimpos ilegais no Pará
Os agentes da Força Nacional auxiliarão na implantação dos primeiros sete territórios de pacificação que o governo estadual pretende instalar em áreas com elevados índices de criminalidade. Inspirados no projeto de Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), do Rio de Janeiro, os cinco primeiros territórios de pacificação funcionarão em Belém; um em Ananindeua e um em Marituba.

Segundo a portaria ministerial, o efetivo deslocado apoiará as forças de segurança pública locais, além de atuarem nas ações de policiamento ostensivo, polícia judiciária e perícia forense. Os policiais também tomarão parte de atividades e serviços considerados imprescindíveis à preservação da ordem pública e da segurança das pessoas e do patrimônio.

O prazo inicial de 90 dias poderá ser prorrogado.

Comentar