Rússia coloca seus sistemas Topol e Yars em novos chassis elétricos

As Forças Armadas russas colocaram em serviço uma família de chassis elétricos de elevada mobilidade que passaram com êxito os testes. Por que a Rússia quer que suas armas possuam um novo mecanismo?
Sputnik

Trata-se da chamada Plataforma-O, que foi desenvolvida pela empresa russa Kamaz. Esta família inclui veículos com força de elevação de 25, 50 e 85 toneladas e com configuração dos eixos 8х8, 12х12 e 16х16. Além disso, integra um trator capaz de rebocar equipamentos militares com peso de até 165 toneladas, bem como aviões de até 400 toneladas.

A plataforma-O está equipada com motores elétricos para cada roda, não possui embreagem, caixa de transmissão, caixa de distribuição e eixos propulsores, o que reduz consideravelmente seu peso.

Revista alemã: só defesa eletrônica e armas a laser podem combater novo míssil russo
Todas as rodas do veículo são capazes de girar na mesma direção, o que lhe permite deslocar-se de maneira quase lateral.

No futuro, o Ministério da Defesa da Rússia planeja colocar seus sistemas de mísseis Topol-M e Yars nesses chassis, informou a mídia russa. Hoje, essas armas usam chassis multieixos produzidos por uma fábrica bielorrussa.

Em agosto, o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, anunciou que um trator construído com base na Plataforma-O já passou por testes estatais.

O diretor do projeto, Vladislav Poklonsky, por sua vez, afirmou que em 10 ou 12 anos as Forças Armadas da Rússia terão plataformas modulares de alta mobilidade da produção nacional. Esse progresso permitirá garantir a independência tecnológica das forças nucleares estratégicas da Rússia.

Comentar