Na segunda-feira (11), a televisão estatal da Síria relatou sobre mais de 50 mortos em resultado de mais um ataque aéreo da coalizão internacional liderada pelos EUA contra o povoado de Baghouz, na província de Deir ez-Zor, cercada por destacamentos das Forças Democráticas da Síria (FDS).
"A aviação da coalizão cometeu mais um crime, efetuando um ataque aéreo contra o campo de refugiados em Baghouz, no leste da província de Deir ez-Zor. O bombardeio fez 50 vítimas mortais, a maioria das quais são mulheres e crianças", informou a SANA, citando fontes locais.
Nos últimos meses, unidades das Forças Democráticas da Síria (SDF), apoiadas pelos EUA, vêm realizando operações contra terroristas do Daesh (proibido na Rússia e em uma série de países) na Síria. Inúmeros relatos têm surgido na mídia síria sobre vítimas civis e uso de fósforo branco, que é proibido pelas convenções internacionais.
As Forças Democráticas da Síria, apoiadas pelos Estados Unidos, retomaram sua ofensiva contra Baghouz no último final de semana, interrompendo uma pausa de quase duas semanas para a evacuação de civis.