Mídia: Venezuela está com produção petrolífera parcialmente suspensa por causa do blecaute

A produção petrolífera na Venezuela está parcialmente suspensa em decorrência do blecaute energético por todo o país latino-americano, com a PDVSA e as empresas parceiras enfrentando dificuldades de operar poços e outras instalações, escreveu a Bloomberg, citando um sênior do Ministério do Petróleo venezuelano.
Sputnik

O funcionário do ministério não detalhou quão abrangente ou duradoura é a interrupção, mas caracterizou a situação como grave.

"As operações pararam nas principais instalações, reduzindo a produção dos principais materiais sintéticos e mistura de Merey a quase zero", afirmou funcionário. 

De acordo com a fonte, nesta semana o Ministério do Petróleo deve informar oficialmente sobre o nível de produção de petróleo em março e a situação geral no setor da energia.

Ministro da Saúde da Venezuela garante que hospitais estão funcionando após blecaute
O colapso energético na Venezuela ocorreu no dia 7 de março após um acidente em Guri, usina hidrelétrica responsável pelo fornecimento de 80% de energia ao país. A Corpoelec, companhia elétrica estatal venezuelana, chamou o incidente de "sabotagem" e episódio da guerra energética contra o país.

Na segunda-feira (11), o presidente Nicolás Maduro prolongou o fim de semana por mais um dia por causa do apagão, ressaltando que os próximos dois dias, terça-feira (12) e quarta-feira (13), serão usados para restabelecimento do fornecimento de energia.

De acordo com a consultoria Energy Aspects, a produção de petróleo na Venezuela caiu de 1,1 milhão de barris em janeiro para 500 mil barris por dia em março. "Os trabalhos nas principais instalações foram interrompidos", informou a Energy Aspects a clientes.

Comentar