Exercícios militares na Venezuela focam na proteção da rede elétrica do país

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou neste sábado (16) o início da segunda etapa de exercícios militares de larga escala no país, após quase uma semana de apagão em todo o país.
Sputnik

A primeira etapa dos exercícios de Angostura foi realizada em fevereiro. Desta vez, os exercícios são dedicados à proteção da rede elétrica nacional após o grande apagão que varreu o país na semana passada.

Na sexta-feira (15), Maduro também anunciou a criação de uma nova estrutura dentro das forças armadas encarregada de proteger a infraestrutura nacional chave.

Mais de 600 são detidos por denúncias de saques na Venezuela
"Os complexos exercícios militares apelidados de Ana Karina Rote começaram a proteger os serviços estratégicos do país. Não permitiremos que os inimigos da pátria roubem novamente a paz do heróico povo venezuelano", escreveu Maduro através de sua conta no Twitter.

​Em 7 de março, um apagão deixou a maioria dos estados venezuelanos no escuro. Mais de 30 milhões de pessoas ficaram sem acesso a serviços básicos, incluindo água e assistência médica em hospitais. O fornecedor nacional de eletricidade, a estatal Corpoelec, sustenta que o apagão foi resultado de uma sabotagem na maior usina hidrelétrica do país, a usina de Guri. 

Maduro culpou os Estados Unidos pela crise, enquanto Washington nega ter tipo qualquer papel no apagão.

O fornecimento de energia foi totalmente restaurado em toda a Venezuela na quarta-feira (13), de acordo com o ministro das Comunicações, Jorge Rodriguez.

Comentar