Três dos bombardeiros B-52 foram transferidos da base aérea de Barksdale, no estado norte-americano de Luisiana, para a base britânica de Fairford, no final da semana passada.
Ataque virtual contra uma base naval russa
Entretanto, segundo supõe a CNN, os voos dos bombardeiros estratégicos estadunidenses na região visam enviar "uma mensagem forte" a Moscou no 5º aniversário da reunificação da Crimeia com a Rússia.
Respondendo a quaisquer crises ou potenciais desafios
Conforme a entidade militar americana, o objetivo principal dos voos foi "familiarizar os membros das tripulações com o teatro de operações e demonstrar o compromisso dos EUA com aliados e parceiros".
O Comando Estratégico dos EUA "avalia regularmente" a prontidão de combate de seu contingente para garantir que pode cumprir missões de segurança.
"As missões estratégicas dos bombardeiros melhoram a preparação e capacitação necessárias para responder a quaisquer crises ou potenciais desafios em todo o mundo", detalhou a Força Aérea.
Preservando a 'segurança regional'
Estas missões foram "estreitamente coordenadas" com os governos dos respetivos países e com as unidades da missão Enhanced Forward Presence (Presença Avançada Reforçada) da OTAN, destacaram os militares dos EUA.