Pescadores indonésios capturam drone militar da China (FOTOS)

Pescadores da ilha de Bintan, na Indonésia, capturaram no mar do Sul da China um drone submarino similar ao aparelho chinês Haiyi-7000, que pertence à Marinha chinesa.
Sputnik

Fotos da embarcação que foi apanhada na rede dos pescadores foram divulgadas na Internet.

Planador subaquático Haiyi-7000 capturado pelos pescadores indonésios. Foto de dambiev.livejournal.com

​O drone de dois metros de comprimento e com pequenas asas foi transportado à costa e entregue a representantes da polícia indonésia, segundo e edição local Kompas.com.

China estuda construir seu primeiro navio movido a energia nuclear
O veículo submersível não tripulado chinês (AUV, sigla em inglês) Haiyi-7000 foi desenvolvido pelo Instituto de Automação de Shenyang para a Marinha do Exército Popular de Libertação da China. O aparelho foi criado para missões de investigação do leito marinho e monitoramento de áreas para detectar a intrusão de submarinos do adversário. Em um mês, o drone é capaz de percorrer até 1.000 km.

Durante os testes em 2017, o drone chinês imergiu no Challenger Deep, o ponto mais profundo da Trincheira das Marianas. Na ocasião, o Haiyi-7000 bateu o recorde do robô subaquático americano Seaglider — 6,3 km.

Em agosto do mesmo ano, o Exército Popular de Libertação da China lançou no mar do Sul da China para patrulhamento experimental 12 aparelhos desse tipo. É provável que o drone capturado perto de Bintan "tenha se afastado do cardume" por ter se acidentado.

Comentar