Como está o tempo? Hubble captura forte tempestade em Netuno (FOTO)

Os cientistas do projeto Outer Planet Atmospheres Legacy (OPAL) detectaram, pela primeira vez, um ponto escuro que na verdade era tempestade no hemisfério sul de Netuno.
Sputnik

Esse fenômeno natural foi notado quando os especialistas analisaram as imagens do planeta tiradas em 2015 pelo telescópio espacial Hubble. Segundo indicam os pesquisadores da NASA, o telescópio capturou a tempestade em formação em Netuno, cujo tamanho era semelhante à Grande Mancha Escura (uma tempestade anticiclônica).

@NASAHubble,   Como está o tempo em… Netuno?

A equipe responsável pela vigilância de tempestades da @NASAGoddard analisou os dados de telescópio e observou a formação e as rotas do clima no planeta gelado. O que vem a seguir? Estudar turbilhões e velocidade do vento.

Enquanto os investigadores estavam analisando uma tempestade pequena, não esperavam ver em breve uma segunda ainda maior, assegura um astrônomo do Centro de Voos Espaciais Goddard.

A composição, criada de imagens, captadas pelo telescópio Hubble (à esquerda) e espaçonave Voyager 2 (à direita) mostra tempestade em Netuno

NASA poderia estudar 3º maior asteroide do Sistema Solar
"As nuvens em alta altitude são compostas por cristais congelados de metano que lhes dá a aparência brilhante e branca. Acredita-se que essas nuvens acompanhem as tempestades, semelhantes às nuvens lenticulares que cobrem altas montanhas da Terra. A presença vários anos antes de uma nova tempestade ser vista sugere que manchas escuras podem se originar muito mais profundamente na atmosfera do que se pensava", relatou a NASA.

Netuno é o oitavo planeta do Sistema Solar, o último a partir do Sol desde a reclassificação de Plutão para a categoria de planeta anão, realizada em 2006. Sua massa é equivalente a 17 massas terrestres.

Comentar