Em entrevista à TOLOnews, o assessor Kanishka Turkistani disse que Dostum não se feriu. Fontes disseram ao canal de notícias que dois outros guarda-costas ficaram feridos.
Ele viajava da província noroeste de Balkh para Jowzjan, na fronteira com o Turcomenistão. A carreata foi atacada várias vezes antes. Durante sua aparição em Balkh, Dostum teria prometido "eliminar" o Talibã dentro de meio ano se tivesse a chance.
No dia anterior, membros do grupo terrorista teriam capturado o distrito de Arghanj Khwa, na província de Badakhshan, no noroeste do Afeganistão. Como resultado dos confrontos entre os militantes e tropas afegãs, pelo menos 14 pessoas foram mortas e mais de 10 pessoas ficaram feridas. O Talibã também capturou uma série de armas e equipamentos após a retirada das forças afegãs.
Reagindo às negociações, o assessor de segurança nacional do presidente afegão, Hamdullah Mohib, atacou Washington, acusando-os de "deslegitimar o governo afegão", garantindo legitimidade ao Talibã e mantendo negociações sobre questões oficialmente regulamentadas por Cabul.
*O Talibã é proibido na Rússia.