Sob acusações de fraude, Zelensky e Poroshenko vão ao 2º turno das eleições ucranianas

O comediante e novato na política Volodymyr Zelensky recebeu 30,4% dos votos e passa para o 2º turno das eleições presidenciais na Ucrânia na liderança, mostram os resultados das pesquisas de boca de urna. O atual presidente Pyotr Poroshenko ficou em segundo lugar, com 17,8% dos votos.
Sputnik

De acordo com a sondagem organizadas pelo 112 Ukraina e pelo NewsOne, a maioria dos votos pró-Zelensky vieram de partes do leste do país, que deram ao candidato comediante à presidência, 42,2% dos votos. Zelensky não conseguiu mobilizar um apoio significativo da parte ocidental da Ucrânia, ganhando poucos votos na área.

Homens fortemente armados patrulham cidades da Ucrânia na véspera das eleições (FOTOS)
39 candidatos participaram da disputa presidencial. Zelensky, Poroshenko, a ex-primeira-ministra ucraniana Yulia Tymoshenko eram os favoritos. Embora oficialmente não tenha conseguido votos para passar ao 2º turno, a candidata acusa o Serviço de Segurança Federal de ter fraudado a votação.

A equipe de Yulia divulgou comunicado em que coloca a ex-premiê como adversária legítima de Zelensky, alegando que ela obteve 20,9% dos votos enquanto o atual presidente teria recebido, na verdade, 17,5% da preferência.

Comentar