Na sua conta no Twitter, Yisrael Kats publicou uma foto dele e de seu homólogo brasileiro Ernesto Araújo apertando as mãos. O ministro agradeceu o Brasil por seu gesto.
"Bem vindo a Israel @ernestofaraujo, ministro das Relações Exteriores do Brasil e presidente @jairbolsonaro. Obrigado por abrir um escritório diplomático em Jerusalém! Israel e o Brasil são verdadeiros amigos que partilham valores comuns e fortaleceremos a cooperação entre nossos dois países" escreveu ele.
Em 28 de março, Jair Bolsonaro declarou que podia abrir um escritório comercial em Jerusalém.
Em finais de novembro de 2017, os EUA anunciaram estar dispostos a reconhecer oficialmente Jerusalém como capital de Israel. Em dezembro de 2017, 128 países da ONU, incluindo o Brasil, aprovaram uma resolução que rejeita a decisão dos EUA de reconhecer Jerusalém como capital de Israel. Em maio de 2018, os Estados Unidos anunciaram a transferência de sua embaixada em Israel de Tel Aviv para Jerusalém, provocando indignação em todo o mundo muçulmano.
Jerusalém é objeto de confrontos e disputas entre palestinos e israelenses. Ambos reivindicam o local como sagrado. Para evitar o agravamento da situação, os países consideram Tel Aviv como a capital administrativa de Israel, sendo lá que ficam as representações diplomáticas internacionais.