Negócio vantajoso? Polônia considera substituir frota de aviões por F-35

A Polônia está atualmente considerando a necessidade de substituir a frota de aviões do país. As autoridades polonesas decidiram optar pela solução mais cara possível, ou seja, pela aquisição de caças americanos F-35.
Sputnik

A decisão foi tomada após o acidente com um caça MiG-29, perto de Varsóvia, que causou a morte no ano passado de um piloto experiente.

O ministro da Defesa polonês, Mariusz Blaszczak, admitiu que uma das prioridades do plano de modernização técnica das Forças Armadas do país é a aquisição de 32 caças de quinta geração, pois o Estado necessita substituir seus equipamentos obsoletos, comunicou a mídia Rynek Lotniczy.

OTAN planeja construir armazém de veículos militares na Polônia
Especialistas do ministério polonês garantem que os aviões Su-22 e MiG-29 que estão ao serviço das Forças Armadas polonesas não cumprem os requisitos modernos para operações de combate e de segurança.

O Ministério da Defesa polonês também considerou em 2017 a compra de 96 caças F-16 usados. Mas aparentemente o orçamento do Estado aumentou e o ministério decidiu optar por aeronaves mais modernas e mais caras.

Para o especialista em aviação polonês Tomasz Hypki, os ambiciosos planos de compras da Polônia são em grande parte determinados pela política.

"A Polônia está localizada em uma zona de influência norte-americana, por isso ela compra quase exclusivamente produtos americanos e, na maioria dos casos, sem concurso. Mas as relações com os vizinhos estão muito piores e a sua pior relação é com a Rússia", disse o analista à Sputnik.

Polônia anuncia compra de lançador de mísseis dos EUA com 300 km de alcance
"Apesar disso, o país não tem possibilidade de receber peças de reposição e não tem acesso à tecnologia. E nada vai mudar no futuro próximo, eu acho. No que diz respeito às aeronaves, os MiG russos podem continuar voando por mais 10 anos", complementou.

A tentativa americana de vender seus F-35 não é recente. Muitos países têm dúvidas quanto à utilidade dessa aeronave, principalmente devido às suas falhas constantes.

Após o acidente de um F-35, ocorrido na Carolina do Sul, o exército dos EUA teve que suspender os voos desses aviões de combate para detectar possíveis defeitos técnicos.

Entretanto, o F-35 é visto mais como um avião auxiliar do que um caça avançado, como era esperado que fosse. Apesar das suas qualidades inferiores, o preço do F-35 corresponde a cerca de 100 milhões de dólares, além dos custos com infraestruturas, formação de pessoal e manutenção. Dessa forma, Varsóvia teria que desembolsar aproximadamente US$ 3,5 bilhões de dólares dos contribuintes.

Comentar