Forças governamentais líbias contiveram ofensiva do comandante Haftar, diz fonte

As forças que apoiam o Governo de União Nacional em Trípoli conseguiram impedir o avanço das tropas comandadas pelo marechal Khalifa Haftar, segundo afirmou à Sputnik uma fonte próxima ao primeiro-ministro Faez Sarraj.
Sputnik

De acordo com a fonte, os combatentes de Haftar avançaram ao oeste, em particular, ocuparam a cidade de Garyan e se consolidaram na área do posto de controle, a 27 quilômetros da capital do país, Trípoli.

"No entanto, hoje de madrugada, as forças de Trípoli e de Az-Zawiya se juntaram e os cercaram [combatentes de Haftar]."

Além do mais, a fonte conhecedora da situação destacou que 150 militares foram capturados e 60 carros foram apreendidos das tropas de Haftar.

Exército Nacional da Líbia está controlando alguns bairros perto da capital do país
"A situação na estrada que corre ao longo da costa é estável, [a estrada] está aberta", assegurou, acrescentando que o chefe do governo em Trípoli visitou recentemente a área.

Nas palavras do interlocutor da agência, a situação na capital da Líbia é calma.

Anteriormente, uma fonte do Exército Nacional da Líbia, comandado pelo marechal Khalifa Haftar, assegurou que militares assumiram controle de várias áreas no sudoeste da capital do país.

Previamente, a agência Al Arabyia informou que o comandante líbio ordenou ofensiva na cidade de Trípoli para "libertá-la dos terroristas".

Comentar