Governo de União Nacional da Líbia e Exército de Haftar trocam ataques aéreos

A Força Aérea do Governo de União Nacional líbio realizou ataques aéreos contra uma base do Exército Nacional da Líbia (LNA), comandado pelo marechal Khalifa Haftar, perto do aeroporto velho de Trípoli, disse à Sputnik uma fonte militar.
Sputnik

Segundo a fonte, a operação foi realizada em resposta ao avanço do LNA em direção a Trípoli.

Ao mesmo tempo, de acordo com o interlocutor da Sputnik, o exército de Haftar também iniciou uma operação no espaço aéreo sobre a capital do país, cujos alvos são posições de grupos armados e seu material bélico.

Exército Nacional da Líbia está controlando alguns bairros perto da capital do país
Fontes locais confirmaram à Sputnik terem sido avistados aviões militares provenientes do lado do povoado de Wadi al-Rabie, controlado pelo LNA.

A missão da ONU na Líbia, por sua vez, exigiu um cessar-fogo de duas horas entre as partes em conflito para evacuar as vítimas.

A ofensiva do LNA começou na quinta-feira (4), quando Khalifa Haftar ordenou que suas forças lançassem uma ofensiva contra Trípoli para a "libertar dos terroristas".

O conflito entre as facções continua escalando apesar das conversações que Haftar e o primeiro-ministro líbio Fayez Sarraj, que lidera o Governo de União Nacional, apoiado pela ONU, realizaram em fevereiro. Durante as negociações, as partes concordaram em unir as instituições estatais e realizar eleições gerais no país até o final do ano.

Comentar