Pelas planícies áridas e colinas do Oriente Médio à procura de vestígios de civilizações passadas, arqueólogos se depararam com o que poderia ser a localização do paraíso bíblico, o Jardim do Éden, do qual Adão e Eva foram expulsos por Deus.
Segundo o jornal Daily Express, o Livro de Gênesis se refere aos rios Tigre e Eufrates, que levaram pesquisadores a uma área conhecida como Gobekli Tepe — no topo de uma colina turca onde há um templo, descrita pelo documentário da National Geographic "A história de Deus com Morgan Freeman" como "localização bíblica do Éden".
"Nós obtivemos análise de radiocarbono que regressam para 9.400 anos a.C.", afirmou Lee Clare da Universidade de Colônia ao descrever o conteúdo de uma das áreas do local.
Ele também enfatizou a importância das estátuas encontradas no local, especulando que "elas seriam dos primeiros deuses venerados por pessoas".
"Bem, a versão da história que termina no Livro de Gênesis parece que o Jardim do Éden está localizado em algum lugar na Mesopotâmia. Mas, acredito que Adão tenha tido uma conexão muito especial com Jerusalém", explicou a arqueóloga Jodi Magness no documentário.
"O Jardim do Éden, ou Paraíso, se tornou um conceito de localização da presença de Deus. Nos tempos do judaísmo e de Jesus, a presença de Deus estava em um templo, por isso, Jerusalém foi citado como o Éden [naquele tempo]", afirmou a arqueóloga.