A 1ª fase das eleições gerais na Índia será realizada em todos os 91 distritos eleitorais do país, em 20 dos 29 estados indianos. Eleitores devem escolher os 543 membros do Parlamento do país, o Lok Sabha.
Os parlamentares serão eleitos por meio da maioria simples dos votos nos distritos eleitorais de mandato único, o que significa que o candidato que obtiver o maior número de votos em determinado distrito recebe um assento no parlamento do país.
O Partido Popular Indiano (BJP), comandado pelo primeiro-ministro Narendra Modi, é considerado um dos favoritos na corrida. Cinco anos atrás, o partido conseguiu uma maioria na legislatura, tendo assegurado 282 assentos. O principal rival do BJP provavelmente será o partido do Congresso Nacional Indiano, liderado por Rahul Gandhi, membro de uma das linhas políticas mais influentes do país — a família Nehru-Gandhi. Em 2014, o partido reivindicou apenas 44 cadeiras no parlamento.
A contagem de votos será realizada em 23 de maio, e os resultados deverão ser anunciados no mesmo dia. Um grupo precisa garantir pelo menos 272 assentos no Lok Sabha para reivindicar a maioria.
Segundo a Reuters, a segurança aumentou depois que sete pessoas foram mortas em ataques de militantes na Caxemira e no leste do país, incluindo um parlamentar estadual do partido governista do primeiro-ministro Narendra Modi.