Washington e Tóquio ainda não recuperaram o caça F-35A das Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF). Eles estão realizando uma "busca incansável, 24 horas por dia" do caça supersônico furtivo de quinta geração desde 9 de abril, informou o Business Insider.
Na terça (17), o ministro japonês da Defesa, Takeshi Iwaya, disse que "o F-35 é um avião que contém um número significativo de segredos que devem ser protegidos".
"Com a ajuda dos Estados Unidos, nós vamos continuar a desempenhar o papel de liderança na investigação das causas do acidente", acrescentou Iwaya.
The Japan Times também citou uma fonte anônima do Ministério de Defesa do Japão, que disse que haviam sido encontrados destroços da cauda do F-35, mas que eles ainda não localizaram o resto da fuselagem, assim como o piloto.
"Em média duas aeronaves, incluindo um helicóptero, e dois navios de patrulha estão constantemente a ser usados na operação de busca 24 horas por dia", disse o funcionário.
A declaração foi feita depois de um funcionário anônimo do Pentágono ter dito ao BI que os EUA "estão prontos para prestar apoio à nação parceira no resgate" do caça perdido.
Ele também sublinhou que os EUA levam muito a sério os esforços para que as tecnologias avançadas do F-35 não caiam em mãos erradas, informa o BI.
Vale ressaltar que o Japão ordenou inicialmente a compra de 42 aviões F-35A, planejando encomendar posteriormente outras 63 unidades do F-35A e 42 do F-35B.