"Chegamos a um novo máximo em termos de expectativa de vida dos russos, tendo aumentado em 0,2 anos a todos os russos em geral, com [a expectativa de vida geral chegando a] 72,9 [anos] até agora e [aumento] de 0,3 [anos] para os homens. Assim, reduzimos a diferença entre a expectativa de vida de homens e mulheres […]. A expectativa de vida dos cidadãos rurais mostrou o crescimento anual mais significativo, de mais 0,3 anos", disse Skvortsova a repórteres.
A ministra acrescentou em sua declaração que a Rússia está mostrando os melhores resultados do mundo em termos de redução da mortalidade infantil e materna, além de taxas de morte em decorrência de tuberculose.
Ainda segundo a ministra da Saúde, a mortalidade infantil na Rússia foi reduzida em quase 9%, enquanto a mortalidade materna foi reduzida em 8,2%.
O projeto nacional de Saúde, desenvolvido pelo Ministério da Saúde da Rússia, prevê oito direções no desenvolvimento de serviços médicos do país, incluindo a melhoria da assistência médica primária, tratamento de doenças cardiovasculares e oncológicas e assistência médica a crianças; Educação médica; digitalização do setor de Saúde; e desenvolvimento de centros médicos nacionais e turismo médico.
O orçamento federal russo destina hoje um total de 1,36 trilhão de rublos (cerca de US$ 21,3 bilhões) para a implementação deste programa, que deve durar até 2024.