Notícias do Brasil

Brasil prorroga atuação da Força Nacional em ajuda humanitária em Moçambique

O governo brasileiro decidiu prorrogar até o dia 7 de maio a presença da Força Nacional de Segurança Pública em Moçambique, para onde foi enviada em missão humanitária devido ao desastre causado pelo ciclone Idai, que atingiu mais de 1,8 milhão de pessoas no país africano.
Sputnik

Desde 1° de abril, bombeiros da FNSP atuam no país, trabalhando na restauração de hospitais, montagem de 60 barracas para desabrigados, demarcação de um assentamento para 573 famílias e ações de saúde.

Ajuda humanitária brasileira chega ao Moçambique
Além disso, para os próximos dias, a Força Nacional deve participar da reconstrução do telhado do Bloco Cirúrgico do Hospital Central da cidade da Beira e do programa de prevenção e combate à malária.

Segundo o Ministério da Justiça, as vítimas do ciclone foram vacinadas contra a cólera e receberam 350 cestas básicas contendo alimentos, roupas para bebês, barracas de acampamento e sacos de dormir.

O pedido de apoio humanitário foi feito diretamente pelo presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, ao presidente Jair Bolsonaro. A missão, por sua vez, é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), no âmbito do Grupo de Trabalho Interministerial de Assistência Humanitária Internacional (GTI-AHI), formado por 15 órgãos da Administração Pública Federal.

Comentar