Mídia: EUA deixam sem resposta proposta russa de 'nunca desencadear' guerra nuclear

A Rússia propôs aos Estados Unidos firmar um acordo que poderia prevenir uma guerra nuclear, mas não recebeu qualquer resposta, escreve a mídia russa, citando suas fontes.
Sputnik

De acordo com o jornal Kommersant, Moscou entregou a Washington o documento preliminar em outubro de 2018. Nele observa-se que não pode haver vencedores em uma guerra nuclear, portanto "esta nunca deve ser desencadeada".

Nessa conexão, Moscou propôs especificar todas as medidas necessárias para evitar o uso intencional ou acidental de armas nucleares. Segundo indica o jornal, Rússia estava esperando a resposta da parte americana durante seis meses.

Ao mesmo tempo, a porta-voz da embaixada dos EUA na Rússia afirmou que Washington "continua comprometido com o controle efetivo de armas".

EUA param de divulgar dados sobre seu arsenal nuclear
Em 2 de fevereiro, os Estados Unidos suspenderam formalmente suas obrigações quanto ao Tratado INF e acionaram o processo de retirada no prazo de seis meses. Washington disse que encerraria este procedimento se a Rússia concordasse em cumprir o pacto.

Moscou também suspendeu sua participação no tratado, com o presidente russo Vladimir Putin instruindo as autoridades do país a não iniciarem nenhuma nova negociação com Washington sobre o assunto. Putin, no entanto, ressaltou que todas as propostas anteriores da Rússia permanecem sobre a mesa.

Em outubro, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a intenção de seu país de se retirar do Tratado INF devido às supostas violações do acordo pela Rússia. Moscou refutou as acusações, acrescentando que os EUA violaram eles próprios o tratado.

Comentar