Segundo a edição Express, desde a década de 1960 que há tentativas de reconciliar os ensinamentos religiosos tradicionais com a nossa crescente compreensão do universo e o questionamento das implicações para a história da humanidade se não estivermos sozinhos.
O ufólogo Barry Downing é uma das muitas pessoas que acreditam que alienígenas visitaram a Terra e influenciaram nossa história e religiões.
Ele argumenta que os eventos divinos descritos na Bíblia são, de fato, evidências de tecnologias extraterrestres que foram interpretadas pelos primeiros seres humanos.
Para Downing, Jesus Cristo era na verdade um alienígena. Segundo ele, vários episódios na Bíblia são similares a descrições modernas de testemunhas de OVNIs.
O ufólogo opinou que o embrião de Jesus foi implantado em Maria pelos alienígenas, enquanto outras teorias sugerem que ela foi inseminada com esperma alienígena e que Jesus era um híbrido de alienígena e humano.
Downing acredita que Jesus conseguiu ressuscitar através do uso de seu poder alienígena avançado, e não divino, e sua ascensão poderia ser considerada como o retorno ao seu planeta.