Primeiro submarino transportador do Poseidon pode ser usado no Ártico

O submarino nuclear Belgorod, que será o primeiro transportador experimental do drone submarino Poseidon, foi lançado na terça-feira (23) nos estaleiros da empresa Sevmash. Também está planejada a utilização do submarino no Ártico, informou o representante da comissão estatal, vice-almirante Aleksei Burlichev.
Sputnik

"Tendo colocado em serviço este navio, a Federação da Rússia aumentará suas capacidades de pesquisa do fundo do oceano mundial, inclusive no Ártico", disse ele na cerimônia solene de entrada do submarino em serviço.

Submarino soviético K-27: uma história de inovações e recordes
Burlichev acrescentou que a comissão estatal vai fazer tudo para que "o navio seja testado de forma adequada e a tempo".

O chefe do Estado-Maior da Marinha russa, Andrei Volozhinskiy, por sua vez, acrescentou que o navio, graças às "suas qualidades extraordinárias", aumentará drasticamente o nível de defesa do país.

O submarino nuclear multifuncional Belgorod é um submarino experimental para uso do drone submarino Poseidon. O submarino pertence ao projeto 949A Antey (análogo do Kursk), mas foi adaptado especificamente para o sistema Poseidon.

Comentar