De acordo com a edição, este modelo é um avião experimental que está surgindo como candidato para substituir o famoso avião de ataque ao solo americano A-10 Thunderbolt II, também conhecido como conhecido como Warthog (Javali).
Apresentado em 2017, o modelo 401 da empresa Scaled Composites foi estreado junto com outras aeronaves de teste, mas que logo desapareceram sem nenhuma explicação aparente. Mas, recentemente, dois protótipos desta aeronave foram vistos no deserto de Mojave, no estado norte-americano da Califórnia.
O autor do artigo, Kyle Mizokami, escreve que essas capacidades permitem com que o avião carregue sistemas de focalização e sensores, quatro bombas guiadas a laser (pesando mais de 100 quilos) e um depósito de armas, além do piloto e do combustível.
Projetado como parte de um programa de baixo custo da Força Aérea dos EUA, o modelo 401 foi desenvolvido com capacidade de ataque contra inimigos sem defesas aéreas sofisticadas. Há décadas que essa função tem sido desempenhada pelo A-10 Warthog em países como Iraque e Afeganistão.
A aeronave da Scaled Composites foi apelidada de "filho de Ares", em uma dupla alusão ao deus da guerra na mitologia grega e ao avião de ataque experimental ARES, desenvolvido há décadas e nunca produzido em série.
Poderia este jato furtivo Oddball Stealth Jet substituir (parcialmente) o A-10 Warthog? O modelo 401 da Scaled Composites é um pequeno jato monomotor que se parece mesmo com o que os militares querem: um novo avião de ataque leve capaz de apoiar…
Para Mizokami, o desenvolvimento completo do modelo 401 poderia significar a aposentadoria do A-10 — o avião de combate produzido especialmente para suporte aéreo próximo de forças terrestres e que tem o canhão aéreo mais potente do mundo — e a única coisa que se sabe até agora é que o avião já está voado.