Navios dos EUA são monitorados por submarinos russos no mar Mediterrâneo, diz almirante

A presença de porta-aviões americanos não fará a Rússia mudar a sua agenda de política exterior, os navios estão sendo monitorados pela Marinha russa, em particular por submarinos nucleares, disse esta quarta-feira (24) o ex-comandante da Frota do Norte em 1999-2001, almirante Vyacheslav Popov.
Sputnik

Anteriormente, o embaixador dos EUA na Rússia, John Huntsman, ameaçou Moscou com dois porta-aviões norte-americanos que estão no mar Mediterrâneo. De acordo com ele, cada porta-aviões representa "cem mil toneladas de diplomacia internacional'' e "demonstra à Rússia que, se ela realmente espera melhorar o relacionamento com os EUA, tem que parar com as atividades desestabilizadoras em todo o mundo".

Análise: EUA temem submarinos russos de 5ª geração
O almirante russo, por sua vez, afirmou que a Marinha russa segue de perto os navios americanos. "Os porta-aviões praticamente não aparecem naquelas regiões sem o nosso acompanhamento, onde existe uma potencial ameaça à Rússia. Assim que eles aparecem, as nossas forças, principalmente os submarinos nucleares com as respetivas armas, também aparecem", opinou Popov à Sputnik.

Ele também destacou que qualquer porta-aviões é "uma força muito grande e séria'', mas a Marinha russa tem todos os meios necessários para os controlar.

Por outro lado, o almirante criticou a posição do embaixador dos EUA. Segundo ele, a Marinha russa não realiza qualquer tipo de ações de desestabilização, pelo contrário, está contribuindo para o aumento da segurança nas regiões onde os seus navios navegam.

Comentar